
O vocábulo "Bíblia" origina-se em uma palavra grega "βίβλια" que significa "rolo ou livros".
Ela foi escrita por cerca de 40 autores em épocas diferentes sendo entre 1445 a 450 a.C (o Antigo Testamento) e entre 45 e 90 d.C. (o Novo Testamento) totalizando um período de 1600 anos.
A Bíblia contêm 24 livros para os judeus, 66 para os protestantes, 73 para os católicos, e 78 para a maioria dos ortodoxos.
Inicialmente a Bíblia não possuía divisões, as primeiras divisões surgiram com os antigos judeus convertidos, devido a popularização e procura pela biblia e o crescimento do cristianismo.
A divisão que temos atualmente em capitulos foi feita por Sthepen Langton (arcebisbo de Canterbury na inglaterra) em 1227 d.C e a divisão em versiculos feita em 1551 d.C. por Robert Stephanus (editor protestante Francês).
A biblia foi escrita originalmente em Hebraico e Aramaico e traduzida posteriormente para diversos idiomas sendo as principais traduções as seguintes:
* Tradução para o Grego a pedido de Alexandre o Grande, essa tradução chamada de Septuaginta foi feita por 70 eruditos judeus entre os seculos 4 e 2 a.C.
* Tradução para o Latin feita por Eusebio Sofronio Jeronimo assumida em 1542 como versão da igreja catolica.
* Tradução para o inglês por John Wyclif
* Tradução para o Alemão por Martinho Lutero durante a Reforma Protestante
*tradução para o Português por João Ferreira de Almeida. a primeira tradução feita por João ferreira se deu quando o mesmo tinha apenas 14 anos de idade sendo concluída aos 16 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário