Toda a Escritura é divinamente inspirada

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:20-21

comente e pergunte

Faça perguntas e deixe comentários sobre cada postagem que você achar interessante.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CAIR NO ESPIRITO? QUAL A SUA OPINIÃO?

Hoje em dia vemos em igrejas Neo-pentecostais, movimentos que surgem e geram polêmicas e dúvidas em muitas pessoas, dentre vários movimentos vamos destacar um em particular: "O cair no espirito". Existe algum respaldo bíblico para tal movimento? muito bem, vejamos algumas passagens bíblicas que relatam pessoas caindo:

2Cr 5:14 "E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus."

Dn 10:8-9 "Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma. Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra."

Ez 1:28 "Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava."

Temos aqui três passagens distintas e vamos fazer uma analise das mesmas para tirarmos nossas próprias conclusões. a primeira passagem relata a inauguração do Templo de Salomão aonde durante a adoração a Deus com os louvores tocados, a glória de Deus representada pela nuvem encheu o templo de maneira que todos os sacerdotes que lá estavam não conseguiram mais ministrar o serviço. o fato de não poder permanecer em pé não significa que eles caíram, mais sim que se prostraram diante da presença de Deus, pois nos primórdios a presença ou a glória de Deus era algo tão sobrenatural que causava um temor e uma reverencia muito grandes no povo.
Na segunda passagem vemos o profeta Daniel caindo logo após receber de Deus uma visão e ouvir suas palavras, analisando este texto vemos claramente que Daniel diante da visão ficou apavorado. Daniel debilitado fisicamente por passar três semanas sem se alimentar direito conforme ele informa no versículo 3A e em reação ao medo sentido desmaiou literalmente, mas observe que para que ele recebesse algo de Deus seria necessário não que ele ficasse naquele estado e sim que se levantasse para ouvir.
No terceiro caso observamos o profeta Ezequiel "caindo sobre o seu rosto" esta expressão não nos deixa dúvidas ele não caiu para trás e sim para frente e este cair não é relacionado a queda e sim a um ato consciente ao reconhecer o Senhor sentado no trono. observe que durante toda a visão que fora uma visão muito terrível pelo fato de Deus apresentar a Ele um ser com quatro rostos e com aspecto de animais ele não sentiu medo, porém ao ver o Senhor no trono ele com muito temor e reverencia de ajoelhou escondendo o seu rosto como ato de humildade como faziam os antigos diante dos reis, não ousando olhar diretamente nos olhos Dele.

No movimento "cair no Espirito" algo como uma força derruba a pessoa para trás e a deixa como que inconsciente ou totalmente fora de controle de seus movimentos, tem-se a alegação de que quando o Espirito Santo toma a pessoa ela não se controla. Você poderá deixar o seu comentário e sua opinião sobre isso, o fato é que quando você se arrepende e passa a seguir a Jesus o Espirito Santo passa a habitar dentro de você pois você é templo do espirito, logo se o Espirito Santo habita em meu ser por que eu não vivo caído? pelo simples fato de que o Espirito Santo opera em nós através da nossa fé e através dos nossos sentidos e emoções e em nenhum momento através do nosso inconsciente, pois até o culto é algo racional segundo a bíblia.

Um comentário:

  1. penso da mesma maneira:

    Há um enorme engano quando a pessoa usa esses textos para tentar justificar uma prática nova, uma novidade que, inclusive, já está ficando "fora de moda" (já, já inventam outra coisa). É só ler com atenção esses mesmos textos bíblicos que você citou, para constatar claramente: [1] as pessoas que "cairam" tiveram contato direto com um anjo. Ora, no "cai-cai" de hoje, ninguém vê anjo nenhum. [2] em TODOS os casos, o anjo ordenou que a pessoa prostrada se levantasse imediatamente. Nunca, o anjo permitiu que a pessoa ficasse no chão, nem mesmo para "curtir aquele momento tão edificante", como acontece hoje. O Senhor é o Deus que levanta o caído, e só abate o orgulhoso (Lc 14.11). Agora, por que será que nenhum defensor do cai-cai cita a passagem onde o próprio Senhor Jesus em Pessoa soprou sobre os discípulos, dizendo: "Recebei o Espírito Santo" e nenhum deles caiu (Jo 20.22)?

    ResponderExcluir