Toda a Escritura é divinamente inspirada

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:20-21

comente e pergunte

Faça perguntas e deixe comentários sobre cada postagem que você achar interessante.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Festival promessas

Paz do Senhor antenados irmãos da web!Qual a sua opinião em relação a secularização do meio gospel?
Vemos hoje em dia que ser gospel é popular e até em meios de comunicação que antes criticavam os crentes, hoje ganha dinheiro com eles como a Rede Globo que fez o festival promessas. a Som Livre procura os melhores cantores evangélicos e contrata, no meio secular a maioria dos cantores deseja ir para a Som Livre que faz parte da Globo Marcas e não esta sendo diferente com o meio evangélico.
Você acha que isso prejudica e ridiculariza a igreja ou ajuda na obra de evangelização mundial, pois afinal, os cantores estão mais próximos daqueles aos quais o Senhor quer salvar. Você acha que a secularização do evangelho é algo que está sendo conduzido por satanás para prejudicar e na real está ajudando? ou é uma estrategia do próprio Deus para salvar pessoas que antes estavam distantes do evangelho até mesmo lá dentro da Rede Globo?
Deixe seu comentário com sua opinião (Não esqueça que é necessário ter login no Google para comentar)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Teologia da prosperidade! qual a sua opinião?


Teologia da prosperidade, também conhecida como confissão positiva, palavra da fé,movimento da fé e evangelho da saúde e da prosperidade, é um movimento religioso surgido nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América. Sua doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc.
Este movimento é defendido por algumas personalidades do mundo evangélico tais como:
Deixe sua opinião em comentários sobre este movimento

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CAIR NO ESPIRITO? QUAL A SUA OPINIÃO?

Hoje em dia vemos em igrejas Neo-pentecostais, movimentos que surgem e geram polêmicas e dúvidas em muitas pessoas, dentre vários movimentos vamos destacar um em particular: "O cair no espirito". Existe algum respaldo bíblico para tal movimento? muito bem, vejamos algumas passagens bíblicas que relatam pessoas caindo:

2Cr 5:14 "E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus."

Dn 10:8-9 "Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma. Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra."

Ez 1:28 "Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava."

Temos aqui três passagens distintas e vamos fazer uma analise das mesmas para tirarmos nossas próprias conclusões. a primeira passagem relata a inauguração do Templo de Salomão aonde durante a adoração a Deus com os louvores tocados, a glória de Deus representada pela nuvem encheu o templo de maneira que todos os sacerdotes que lá estavam não conseguiram mais ministrar o serviço. o fato de não poder permanecer em pé não significa que eles caíram, mais sim que se prostraram diante da presença de Deus, pois nos primórdios a presença ou a glória de Deus era algo tão sobrenatural que causava um temor e uma reverencia muito grandes no povo.
Na segunda passagem vemos o profeta Daniel caindo logo após receber de Deus uma visão e ouvir suas palavras, analisando este texto vemos claramente que Daniel diante da visão ficou apavorado. Daniel debilitado fisicamente por passar três semanas sem se alimentar direito conforme ele informa no versículo 3A e em reação ao medo sentido desmaiou literalmente, mas observe que para que ele recebesse algo de Deus seria necessário não que ele ficasse naquele estado e sim que se levantasse para ouvir.
No terceiro caso observamos o profeta Ezequiel "caindo sobre o seu rosto" esta expressão não nos deixa dúvidas ele não caiu para trás e sim para frente e este cair não é relacionado a queda e sim a um ato consciente ao reconhecer o Senhor sentado no trono. observe que durante toda a visão que fora uma visão muito terrível pelo fato de Deus apresentar a Ele um ser com quatro rostos e com aspecto de animais ele não sentiu medo, porém ao ver o Senhor no trono ele com muito temor e reverencia de ajoelhou escondendo o seu rosto como ato de humildade como faziam os antigos diante dos reis, não ousando olhar diretamente nos olhos Dele.

No movimento "cair no Espirito" algo como uma força derruba a pessoa para trás e a deixa como que inconsciente ou totalmente fora de controle de seus movimentos, tem-se a alegação de que quando o Espirito Santo toma a pessoa ela não se controla. Você poderá deixar o seu comentário e sua opinião sobre isso, o fato é que quando você se arrepende e passa a seguir a Jesus o Espirito Santo passa a habitar dentro de você pois você é templo do espirito, logo se o Espirito Santo habita em meu ser por que eu não vivo caído? pelo simples fato de que o Espirito Santo opera em nós através da nossa fé e através dos nossos sentidos e emoções e em nenhum momento através do nosso inconsciente, pois até o culto é algo racional segundo a bíblia.

Conheça os livros da Bíblia Sagrada

OS 39 LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

1-Gênesis = Significa “origem” e conta a história da criação do mundo, o princípio da raça humana e a fundação da nação hebraica. Tem 50 capítulos.

2-Êxodo = Significa “saída” e descreve a saída do povo hebreu de sua escravidão no Egito, os milagres de Deus para preservação desse povo e aliança do Senhor com tal nação. Tem 40 capítulos.

3- Levítico = esta nomenclatura procede do nome do 3º filho de Jacó e Lia, o qual se chamava Levi. Os descendentes de Levi foram denominados de Livitas e escolhidos para cuidar do Tabernáculo e do sacerdócio judaico. O livro relata as leis que deveriam governar as diversas facetas da nação hebraica. Tem 27 capítulos.

4-Números = O título vem do fato do livro narrar dois recenseamentos realizados em Israel. Conta e história da viagem deste povo à terra prometida. Tem 36 capítulos.

5-Deuteronômio = significa “repetição da lei” e descreve as leis que deveriam governar a nação hebraica. Tem 34 capítulos.

6-Josué = Josué foi o líder dos israelitas depois de Moisés. Cota a história da conquista da terra prometida. Tem 24 capítulos.

7-Juízes = Recebe este nome em função dos 13 juízes que Deus estabeleceu para dirigir o povo de Israel. Narra os 300 primeiros anos na terra prometida. Tem 21 capítulos.

8-Rute = Nome da mulher de grande fidelidade para com Deus. Conta os primórdios da família messiânica de Davi. Tem 4 capítulos.

9-I e II Samuel = Levam o nome do profeta e Juiz Samuel, narra a história da organização do reino e do reinado de Davi. Tem 31 e 24 capítulos respectivamente.

10-I e II Reis = Contam a história dos reis de Judá e Israel. Tem 22 e 25 capítulos respectivamente.

11-I e II Crônicas = Significam “ Diários”. Narram os aspectos eclesiásticos e sacerdotais do reino de Ajuda. Tem 29 e 36 capítulos respectivamente.

12-Esdras = Leva o nome do escriba e sacerdote Esdras. Descreve a volta do cativeiro babilônico. Tem 10 capítulos.

13-Neemias = Conta a história da reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém. Tem 13 capítulos.

14-Éster = Leva o nome de uma simples mulher que se transformou em rainha, livrando Israel do extermínio. Tem 10 capítulos.

15-Jó = Descreve os sofrimentos de Jô e trata desta questão delicadíssima. Tem 42 capítulos.

16-Salmos = Significa “poemas ou cânticos de louvor”. Tem 150 capítulos.

17-Provérbios = Tem 31 capítulos repletos de sabedoria.

18-Eclesiastes = Significa “convocador de assembléias ou pregador”. Fala sobre a vaidade da vida terrena e passageira. Tem 12 capítulos.

19-Cantares de Salomão = Retrata poeticamente o amor conjugal. Tem 8 capítulos.

20-Isaías = Leva o nome do profeta messiânico Isaías. Profetiza sobre a vinda de Cristo. Tem 66 capítulos.

21-Jeremias = Leva o nome do profeta e narra sobre o esforço de salvar Jerusalém. Tem 52 capítulos.

22-Lamentações de Jeremias = Jeremias lamenta sobre a desolação de Jerusalém. Tem 5 capítulos.

23-Ezequiel = Leva o nome do profeta. Narra diversas profecias. Tem 48 capítulos.

24-Daniel = leva o nome do profeta. Narra a vida de Daniel em Babilônia, a preservação milagrosa de sua vida e algumas profecias dos últimos tempos. Tem 12 capítulos.

25-Oséias = Leva o nome do profeta. Narra o desvio da fé (apostasia) da nação de Israel. Tem 14 capítulos.

26-Joel = Leva o nome do profeta. Prediz a dispensação do Espírito Santo. Tem 3 capítulos

27-Amós = Leva o nome do profeta e narra diversas profecias contra Israel. Tem 9 capítulos.

28-Odabias = Leva o nome do profeta e narra a destruição de Edom. Tem 1 capítulo.

29-Jonas = Leva o nome do profeta e fala sobre a misericórdia de Deus. Tem 4 capítulos.

30-Miquéias = Leva o nome do profeta e profetiza sobre o nascimento do Messias. Tem 7 capítulos.

31-Naum = Leva o nome do profeta e fala sobre a destruição de Nínive. Tem 3 capítulos.

32-Habacuque = Leva o nome do profeta e fala sobre o justo viver pela fé. Tem 3 capítulos.

33-Sofonias = Leva o nome do profeta e fala sobre juízo, arrependimento e restauração. Tem 3 capítulos.

34-Ageu = Leva o nome do profeta e fala sobre a reconstrução do templo. Tem 2 capítulos.

35-Zacarias = Leva o nome do profeta e visa despertar o povo para reconstrução do templo. Tem 14 capítulos.

36-Malaquias = Leva o nome do profeta e visa alertar o povo sobre a gravidade da desobediência, fala também sobre o dízimo. Tem 4 capítulos.

Os 27 livros do Novo Testamento

1-Mateus = Leva o nome do apóstolo. Narra a história de Jesus como o Messias prometido, visando principalmente os judeus. É o único livro escrito originalmente em hebraico. Tem 28 capítulos.

2-Marcos = Leva o nome de um discípulo do apóstolo Paulo. Narra a história de Jesus em relação ao seu grande poder. Tem 16 capítulos.

3-Lucas = Nome do médico e também cooperador do apóstolo Paulo. Narra a história de Jesus como “filho do homem”. Tem 24 capítulos.

4-João = Leva o nome do apóstolo. Narra a história de Jesus como “filho de Deus”. Tem 21 capítulos.

5-Atos = Descrevem os atos dos apóstolos e a formação da Igreja. Tem 28 capítulos.

6-Romanos = Carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes de Roma. Trata da natureza da obra de Cristo. Tem 16 capítulos.

7-I e II Coríntios = Cartas escritas pelo apóstolo Paulo aos crentes da cidade de Corinto. Trata de correções que deveriam haver na igreja. Tem 16 e 13 capítulos respectivamente.

8-Gálatas = Carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes da cidade de Galácia. Fala sobre a graça de Deus. Tem 6 capítulos.

9-Efésios = Carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes da cidade de Éfeso. Fala sobre a unidade da Igreja. Tem 6 capítulos.

10-Filipenses = Carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes da cidade de Filipos. Fala sobre a necessidade da Igreja ser missionária e também da alegria em Jesus. Tem 4 capítulos.

11-Colossenses = Carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes da cidade de Colossos. Trata sobre a divindade de Cristo. Tem 4 Capítulos.

12-I e II Tessalonicenses = Carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes da cidade de Tessalonica. Fala sobre a vinda de Cristo. Tem 5 e 3 capítulos respectivamente.

13-I e II Timóteo = Carta escrita pelo apóstolo Paulo ao seu discípulo Timóteo. Fala sobre o cuidado para com a igreja e a consagração a Cristo. Tem 6 e 4 capítulos respectivamente.

14-Tito = Carta escrita pelo apóstolo Paulo ao seu discípulo Tito. Fala sobre conselhos a igreja. Tem 3 capítulos.

15-Filemom = Carta escrita pelo apóstolo Paulo a Filemom, um crente rico, do qual fugira um escravo. O assunto é a conversão desse escravo. Tem 1 capítulo.

16-Hebreus = Carta escrita possivelmente pelo apóstolo Paulo aos hebreus, mostrando que Jesus é o Messias prometido e mediador de uma nova e melhor aliança. Tem 13 capítulos.

17-Tiago = Carta escrita por Tiago, irmão de Jesus, a todas as igrejas. Fala sobre as boas novas. Tem 5 capítulos.

18-I e II Pedro = Cartas escritas pelo apóstolo Pedro a todas as igrejas. Fala sobre a perseguição e a apostasia predita. Tem 5 e 3 capítulos respectivamente.

19-I ; II e III João = Escritas pelo apóstolo João a todas as igrejas. Fala sobre comunhão, verdade e sobre líderes bons e maus. Tem 5, 1 e 1 capítulos respectivamente.

20-Judas = Não confundamos este Judas com Judas Iscariotes (o traidor), este era o irmão de Jesus. Fala sobre a apostasia. Tem 1 capítulo.

21-Apocalipse = Significa “revelação”. Fala sobre as profecias do final dos tempos. Tem 22 capítulos escritos pelo apóstolo João.


OS LIVROS APÓCRIFOS

Os livros apócrifos são 7: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, I Macabeus e II Macabeus e 4 acréscimos (nos livros de Daniel e de Ester). Estes livros e acréscimos, foram introduzidos nas Escrituras Sagradas pela Igreja Católica a partir do concílio de Trento (1545 – 1563) a fim de legitimar doutrinas não inspiradas, tais como as rezas pelos mortos (II Macabeus 12:45,46), doutrina esta que difere e contradiz o ensino bíblico (Lucas 16:25-27; Hebreus 9:27). A partir de então a Bíblia Sagrada dos católicos passou a ser diferenciada da chamada “Bíblia dos crentes”, pois os protestantes mantiveram-se fiéis às Escrituras Originais, não aceitando tais livros e tais acréscimos. A decisão dos protestantes se baseia em muitos argumentos, entre eles, os seguintes:
a) Os judeus nunca os admitiram como inspirados, e foi a eles que Deus, primeiramente, confiou sua Palavra (Romanos 3:2).
b) Depois de Malaquias, Deus fez calar os profetas até João Batista. Entre Malaquias e João Batista passaram-se 400 anos e foi exatamente neste espaço de tempo e do silêncio de Deus que estes livros foram escritos.
Os apócrifos possuem gritantes erros doutrinários, históricos e geográficos, por exemplo: No livro de Judite 9: 10-13, Deus ajuda Judite numa mentira; No livro de Macabeus o suicídio é louvado e o seu próprio autor afirma que a origem de sua inspiração é meramente humana e falível. Em Tobias 1:3-5; 14:11 – supostamente Tobias estava vivo, quando Jeroboão realizou sua revolta em 931 a.C. e também se encontrava vivo na época do cativeiro assírio 722 a.C., mas o livro diz que ele viveu somente 158 anos; ainda neste livro é ensinado que a prática de esmolas trazem o perdão dos pecados, lemos também o anjo Rafael pregando mentiras, etc. Assim fica claro, os apócrifos não podem ser considerados inspirados por Deus e por isso não devem fazer parte da Bíblia Sagrada.

Pergunta Polemica





Qual a sua posição em relação ao BioChip? você acha que realmente é a marca da besta que está chegando? deixe seu comentário abaixo com seus argumentos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conhecimentos básicos da Bíblia

O vocábulo "Bíblia" origina-se em uma palavra grega "βίβλια" que significa "rolo ou livros".
Ela foi escrita por cerca de 40 autores em épocas diferentes sendo entre 1445 a 450 a.C (o Antigo Testamento) e entre 45 e 90 d.C. (o Novo Testamento) totalizando um período de 1600 anos.
A Bíblia contêm 24 livros para os judeus, 66 para os protestantes, 73 para os católicos, e 78 para a maioria dos ortodoxos.
Inicialmente a Bíblia não possuía divisões, as primeiras divisões surgiram com os antigos judeus convertidos, devido a popularização e procura pela biblia e o crescimento do cristianismo.
A divisão que temos atualmente em capitulos foi feita por Sthepen Langton (arcebisbo de Canterbury na inglaterra) em 1227 d.C e a divisão em versiculos feita em 1551 d.C. por Robert Stephanus (editor protestante Francês).
A biblia foi escrita originalmente em Hebraico e Aramaico e traduzida posteriormente para diversos idiomas sendo as principais traduções as seguintes:
* Tradução para o Grego a pedido de Alexandre o Grande, essa tradução chamada de Septuaginta foi feita por 70 eruditos judeus entre os seculos 4 e 2 a.C.
* Tradução para o Latin feita por Eusebio Sofronio Jeronimo assumida em 1542 como versão da igreja catolica.
* Tradução para o inglês por John Wyclif
* Tradução para o Alemão por Martinho Lutero durante a Reforma Protestante
*tradução para o Português por João Ferreira de Almeida. a primeira tradução feita por João ferreira se deu quando o mesmo tinha apenas 14 anos de idade sendo concluída aos 16 anos.

Saudação

Queridos irmãos e amigos, estamos iniciando um novo trabalho, visando o crescimento no conhecimento e na graça do Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos juntos aprender mais sobre a Palavra de Deus que é Fiel e Verdadeira, digna de toda aceitação. Tenho certeza de que Deus há de abençoar a cada um que dedicar um pouco do seu tempo para ler e estudar a Bíblia Sagrada. E então? Vamos a primeira lição?